3 de julho de 2009

PSD apresenta queixa contra RTP

"A RTP Porto além de boicotar praticamente todas as iniciativas da Câmara Municipal do Porto e do seu presidente, Rui Rio (PSD), tem favorecido a campanha da candidata do PS Elisa Ferreira", afirma o parlamentar que alerta para o facto de a televisão pública "ter o dever de isenção e independência", uma obrigação que não está a ser cumprida.Sérgio Vieira, que preside à comissão política concelhia do PSD-Porto, sublinha que "a RTP não é paga pelo PS, mas sim pelo dinheiro dos impostos dos portugueses. Tem o dever de isenção e independência. Julgo que não tem cumprido e espero que a ERC tome uma posição sobre a forma como a RTP se tem comportado".

O deputado insurge-se contra "a continuação de Elisa Ferreira num programa de debate político regular na RTPN [Vice-Versa]" e serve-se deste exemplo para dizer que estamos "perante uma violação clara da lei e um atentado à ética política e às mais elementares regras do regime democrático".

Sérgio Vieira apontou um outro exemplo que evidencia, do seu ponto de vista, tratamentos diferentes por parte da RTP, como é o caso da cobertura noticiosa dada pela RTP às apresentações das candidaturas de Elisa Ferreira e de Rui Rio à Câmara do Porto. "Compare-se a cobertura que foi dada à apresentação pública da candidatura apoiada pelo PS - inclusive com transmissão em directo, entrevista, à noite, na RTPN - com direito a espaço de debate com comentadores em estúdio! - e semelhante sessão de apresentação da recandidatura do PSD - uns breves segundos no telejornal!", refere a queixa.

Para além deste facto, Sérgio Vieira não deixa de achar estranho que no funeral de Carlos Candal, onde estavam o primeiro-ministro, líder da bancada parlamentar do PS e muitos deputados tenha sido Elisa Ferreira a fazer declarações aos jornalistas, quando ela nem sequer é do PS.A queixa à ERC acontece dias depois de o deputado Agostinho Branquinho ter anunciado, em conferência de imprensa, que vai chamar ao Parlamento o director de Informação da RTP. O deputado quer que José Alberto Carvalho explique uma alegadaalegada "estratégia de silenciamento" do PSD na televisão pública. O PSD utilizou a figura do agendamento potestativo para que nada trave a audição de José Alberto Carvalho na Assembleia da República.

Sem comentários:

Jota Por ti!

Este é o Blogue oficial da Juventude-Social Democrata da Concelhia de Oeiras, uma das mais dinâmicas e dedicadas juventudes partidárias do Distrito Lisboa. Aqui podes ver as actividades e as iniciativas da Jota, tanto a nivel social como a nivel cívico, e as principais preocupações que as impelem. O gosto pela vida política é uma delas. O dever comunitário ainda mais. Mas a nossa principal preocupação é fazer algo pelos Jovens de Oeiras, pelos Jovens de Lisboa e pelos Jovens de Portugal! Mas este blogue não se cingirá aos nossos problemas ou glórias, mas abrange também o presente e o futuro do nosso partido, o Partido Social-Democrata, o partido de Sá Carneiro e de Cavaco Silva. Uma Juventude, Um Blogue! A Jota por Ti!