5 de junho de 2008

Dia Mundial do Ambiente


Hoje comemora-se o dia Mundial do Ambiente. Hoje é o dia em que devemos pensar e reflectir sobre todas as polémicas e sobre todos os tópicos ecológicos que rodeiam a temática do Ambiente.

Desde a Revolução Industrial que nós fazemos mais poluição do que no resto da História Humana. Somos mais, precisamos de mais e gastamos mais. E todas as nossas necessidades são satisfeitas por uma única fonte, directa ou indirectamente. A Terra.

O mesmo planeta que nós pisamos é aquele que nós espezinhamos. Sim, pois tal como já fizemos no passado, estamos a poluir, mas cada vez mais. Tal como fizemos no passado, estamos a destruir florestas, a matar peixe e gado e a queimar energia, mas cada vez mais.

E o verdadeiro problema é o cada vez mais. De tal maneira abusámos que chegámos a um limite em que estamos a colher aquilo que verdadeiramente semeámos: fruta podre.

Estamos num mundo onde já são poucos os lagos de onde se pode beber água devido á acidez causada pelas chuvas ácidas. Estamos num mundo onde existem já cidades onde os habitantes têm de usar máscaras para poderem respirar, onde as titânicas calotes polares cada vez mais reduzem-se a meros icebergues á deriva num mar cada vez mais quente e onde a taxa de extinção é cerca de 500 vezes superior á taxa considerada natural.

E nós somos responsáveis por isso. E, por muito que entremos em negação, temos que agir! E a mais pequena da acção têm a maior das alterações. Estas são dessas acções:


  • Poupar água (feche a torneira quando lava os dentes, tome duche em vez de banho de imersão)


  • Poupar energia( desligue todos os aparelhos eléctricos que não está a usar, compre electrodomésticos de baixo consumo, ande mais a pé ou de bicicleta, use os transportes públicos sempre que puder)


  • Recicle, Reutilize e Reduza! (compre um ecoponto doméstico, escreva nos dois lados das folhas, leve sempre o mesmo saco ás compras)


Pensar localmente, agir Globalmente! As maiores diferenças foram feitas pelas mais pequenas das acções!



6 comentários:

RH disse...

Farto dos aumentos dos combustíveis?

Ande de bicicleta!

Saiba como em:
http://bicicletanacidade.blogspot.com/
http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

Cursos de Condução de Bicicleta:
http://www.cenasapedal.com/blog/

Anónimo disse...

Realmente é preciso que caia o mundo para que saibamos o que temos que fazer...

Força Malta de Oeiras!

A JSD de Oeiras disse...

Obrigado!

Força malta de Loures!

jorgemiguelalves disse...

axo, k este artigo, nos mostra o mal k o nosso kerido planeta se encontra, e o k temos de deixar de pazer, para k esta situação n peore, para que futuras gerações, não tenham que sofrer muito mais k nós!!
BOA SOR VICE!

Anónimo disse...

de facto o ambiente é daquelas coisas que ainda não ligamos muito, pelo menos a maioria das pessoas, e muito menos este 1º Ministro que já foi Ministro do Ambiente e que envergonha Portugal em matéria de politicas ambientais.
é importante que sejamos nós a consciecializar os nossos amigos, pais, tios, avós e familia toda, para este fenómeno que é o aquecimento global, a poluição, a falta de água potável e abuso das energias que não são renováveis, que há energias renováveis e que substituem as tradicionais energias. quase ningém se apercebe mas dos 3% da água potável do globo, so 1% está em nossas casas, os outros 2% estão nos glaciares.gasta-se água desmedidamente sem respeito nenhum.as causas de guerra daqui a 10/15 anos vão ser por causa da água, ATENÇÃO, poupem água.é um bem muito e cada vez mais escasso e é um bem indes+ensável à nossa sobrevivência.há lampadas de baixo consumo, há electrodomésticos de classe A que poupam energia, etc, há tanta coisa para fazer...
mas acredito num mundo melhor, menos poluido, menos sofucado pelas faltas de água potável em países sub-deselvolvidos, acredito que vamos aderir mais aos transportes públicos, andar de bicicleta, fazer mais desporto, ter uma vida mais saúdavel, usar energias renovaveis e deixar que estas tenham tempo suficiente para se renovarem, sem preocupações de acabar, etc.
força juventude, e força JSD Oeiras
PARABÉNS

Anónimo disse...

Recebi a vossa mensagem... Ainda bem que há uma juventude tão activa em Oeiras!!!

Força JSD!!!

Jota Por ti!

Este é o Blogue oficial da Juventude-Social Democrata da Concelhia de Oeiras, uma das mais dinâmicas e dedicadas juventudes partidárias do Distrito Lisboa. Aqui podes ver as actividades e as iniciativas da Jota, tanto a nivel social como a nivel cívico, e as principais preocupações que as impelem. O gosto pela vida política é uma delas. O dever comunitário ainda mais. Mas a nossa principal preocupação é fazer algo pelos Jovens de Oeiras, pelos Jovens de Lisboa e pelos Jovens de Portugal! Mas este blogue não se cingirá aos nossos problemas ou glórias, mas abrange também o presente e o futuro do nosso partido, o Partido Social-Democrata, o partido de Sá Carneiro e de Cavaco Silva. Uma Juventude, Um Blogue! A Jota por Ti!