24 de maio de 2008

Esquerda ou Direita?


Ouvem-se muitas vezes acusações de que a ética e política ambientalista é necessariamente de esquerda. Isto deve-se ao facto de muitas das organizações ambientalistas terem base em politicas esquerdistas, políticas de uma alteração profunda a nível sócio-económico de modo a melhor proteger o planeta Terra. Uma revolução ambiental.


Isto ajudou a catalogar toda a politica de defesa ambiental como esquerdista. Em Portugal até temos um partido ecologista que se coligou com um dos partidos mais á esquerda na esfera politica portuguesa, criando a CDU (coligação do PEV com o PCP). E quase sempre é destes partidos que mais se ouve, no Parlamento, a exibição de uma preocupação ambiental. Permitam-me que discorde.....


A mera noção de que Ambiente é uma ideia de esquerda é uma perfeita idiotice.


Afinal, se não tivermos uma profunda preocupação ambiental, com medo de sermos catalogados de esquerdistas, quem sofre é o planeta. E as alterações que surgirão como consequência dessa negligência afectarão, e disso vos garanto, tudo e todos. Quer sejam de esquerda ou de direita, sofrerão as mudanças no clima, na agricultura e na biodiversidade.


O ambiente já não é mais uma causa, mas uma necessidade. Pois cada dia que passa ele piora, e nós podemos notar isso neste clima louco que cada dia mais louco fica, nas secas, nos incêndios cada vez mais frequentes, no preço dos combustíveis cada vez mais altos, etc etc...


E tanto a direita como a esquerda têm o dever de melhorar a situação, para que os portugueses e os cidadãos do mundo possam viver nesta Terra com qualidade, em harmonia e com a certeza de que o ar que respiram, a terra que pisam e a água que bebem são, finalmente, puros.


Porque todos temos o direito que viver num planeta puro, mas também porque todos temos o dever de o manter puro!

Sem comentários:

Jota Por ti!

Este é o Blogue oficial da Juventude-Social Democrata da Concelhia de Oeiras, uma das mais dinâmicas e dedicadas juventudes partidárias do Distrito Lisboa. Aqui podes ver as actividades e as iniciativas da Jota, tanto a nivel social como a nivel cívico, e as principais preocupações que as impelem. O gosto pela vida política é uma delas. O dever comunitário ainda mais. Mas a nossa principal preocupação é fazer algo pelos Jovens de Oeiras, pelos Jovens de Lisboa e pelos Jovens de Portugal! Mas este blogue não se cingirá aos nossos problemas ou glórias, mas abrange também o presente e o futuro do nosso partido, o Partido Social-Democrata, o partido de Sá Carneiro e de Cavaco Silva. Uma Juventude, Um Blogue! A Jota por Ti!